Economia brasileira é tema do 99º Fórum Consad em Brasília

Com apoio da Zetra, o evento contou com 70 secretários estaduais de administração e representantes de todo o Brasil

Com o objetivo de estreitar o relacionamento e a parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), a Zetra patrocinou o 99º Fórum Consad, que ainda contou com participação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan). O encontro aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro, na Tribuna de Honra do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e teve como tema central a economia do país.

Os congressistas visitaram o estande da Zetra, que apresentou os produtos eConsig e Zoom.RH para os Secretários que participaram do fórum. A estratégia também contou com apoio de brindes comemorativos referente aos 15 anos da empresa. “O evento é muito importante para manter a linha de relacionamento da Zetra com as entidades públicas do país, que representam uma grande parte dos clientes da empresa. O Fórum é um sucesso e consegue transmitir bem um panorama sobre a situação econômica que o país está vivenciando”, destacou o Consultor Comercial da Zetra, Robert Oliveira.

É a segunda vez que os três conselhos se reúnem para debater uma agenda propositiva com intuito de restabelecer o equilíbrio fiscal e financeiro dos estados. O encontro reuniu cerca de70 secretários e representantes, divididos entre os estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas e Tocantins.

A presidente do Consad e secretária de Estado da Administração do Pará, Alice Viana, abriu a programação de palestras agradecendo a parceria com a Zetra e dos demais patrocinadores que contribuíram para o desenvolvimento do evento. Além disso, ela ainda propôs uma importante discussão sobre possíveis alternativas para retomar o desenvolvimento econômico do Brasil. “Precisamos construir soluções que visam desenvolver a economia em todos os estados do país e, para isso, necessitamos unir forças e compartilhar os nossos conhecimentos com objetivo de unificar os serviços de cada órgão em prol da população”, ressaltou.

Para contextualizar a economia brasileira, o evento contou com a palestra do assessor parlamentar de Assuntos Econômicos do Senado Federal, Pedro Jucá Maciel. De acordo com o especialista, o atual cenário fiscal brasileiro é bastante desafiador, principalmente por causa da crise econômica, que provocou a diminuição das receitas. “As despesas, principalmente com pessoal, cresceram vertiginosamente e o Estado não consegue reverter o quadro por causa de sua rigidez orçamentária e administrativa”, destacou Juca, que também é analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional.

Previdência Complementar pode aliviar órgãos públicos

O secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Jaime Mariz, ministrou a palestra “Previdência Complementar dos servidores públicos: relevância no equilíbrio financeiro dos RPPS”. Jaime apresentou o cenário do sistema previdenciário brasileiro e ainda comparou a estratégia de como o Brasil está suportando a crise financeira com os demais países, além de abordar as vantagens do Regime de Previdência Complementar, como o Funpresp e a Prev Federação.

Próximos passos

Manaus foi a capital escolhida para sediar a 100ª edição do Fórum Consad, entre os dias 24 e 26 de fevereiro de 2016. A reunião será realizada em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apresentará um seminário internacional sobre compras públicas.

Confira abaixo algumas fotos do evento:

A Presidente do Consad, Alice Viana, conduziu a mesa do Fórum

A Presidente do Consad, Alice Viana, conduziu a mesa do Fórum

Assessor parlamentar de Assuntos Econômicos do Senado Federal, Pedro Jucá Maciel, durante o 99º Fórum Consad

Assessor parlamentar de Assuntos Econômicos do Senado Federal, Pedro Jucá Maciel, durante o 99º Fórum Consad

Secretária-Executiva do Consad, Iracy Gomes, com o consultor da Zetra

Secretária-Executiva do Consad, Iracy Gomes, com o consultor da Zetra

Ainda sem comentários

Publicar um comentário

AJUDA

Faça seu cadastro e receba em primeira mão todas a novidades da zetra

Fique tranquilo, a Zetra não envia seus dados a terceiros.