Brasileiros completaram, pela primeira vez, a Transat Jacques Vabre

Renato Araujo e Edu Penido chegaram em sexto lugar na Regata Francesa

Depois de 28 dias navegando, o presidente da Zetra, Renato Araujo, e o campeão olímpico de vela, Eduardo Penido, completaram a regata transoceânica mais difícil do mundo: a Transat Jacques Vabre. Desde a criação da competição, em 1993, nenhum brasileiro havia participado do desafio. No dia 22 de novembro, às 21h15, a dupla cruzou a linha de chegada, conquistando o sexto lugar, em Itajaí – SC.

Foram percorridas 6.153 milhas náuticas a uma velocidade média de 9,01 nós desde a partida, dia 25 de outubro, em Le Havre, na França. A maior superação, para Renato Araujo, foram os dez primeiros dias. “Foi um desafio muito grande e sem descanso. Em uma travessia como essa, a competição dura 24 horas. O objetivo era finalizar a prova e fomos muito além das nossas expectativas, mas os dez primeiros dias foram muito difíceis. A descida do Golfo de Gascogne, entre a Espanha e a França, tinha muitas tempestades e a técnica para enfrentá-las é justamente ir em direção a elas e a gente fez isso três vezes. Passar pela primeira semana era questão de sobrevivência. As condições eram duras, precisávamos manter o barco inteiro”, conta.

Para Penido, experiente na arte de velejar, para enfrentar a regata mais difícil, era preciso também ter um bom time. Afinal, Renato não é atleta profissional. “Apesar do nosso pouco treino, a gente se adaptou bem ao barco e fizemos mais do que eu esperava. O começo da regata foi muito difícil, a gente tinha receio do barco quebrar, o vento era muito forte. Mas, o Renato me ajudou bastante, ele é muito inteligente e aprende rápido. Toda a parte de navegação, eletrônica e comunicação ficou sob a responsabilidade dele.  Acho que foi fantástico. Ele se saiu muito bem”, ressalta Edu Penido, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Moscou, em 1980.

Araujo não deixou por menos e retribuiu o elogio. “O Edu é um monstro no mar. Ele sabe exatamente o que fazer em cada momento de dificuldade. Mas é aquilo. Não basta saber o que fazer, é preciso fazer e fazer bem, porque não há espaço para erros no mar [risos].  A experiência do Edu, o respeito absoluto que temos um pelo outro e nosso companheirismo durante a prova foram fundamentais para o sucesso da prova”, observa.

A prática de esportes sempre esteve presente na vida de Renato Araujo. Por hobby, o empresário começou a velejar em 2007. À frente da Zetra, empresa de T.I. com sede em Minas Gerais, vê o esporte como um dos pilares essenciais para o desenvolvimento humano. A paixão se transformou em parceria quando um amigo em comum contou que Edu Penido procurava um patrocinador para participar da Transat Jacques Vabre. “O esporte faz a gente superar desafios, nos melhorar como pessoa. Aprendemos a trabalhar em equipe, a sermos disciplinados. Quando encontrei o Edu e ele me propôs o desafio, eu tive que aceitar.  Dar o nome da empresa ao barco e ser um dos integrantes do time significava provar, não só falar, os valores que nós, da Zetra, acreditamos e incentivamos aos nossos colaboradores. A inovação e a superação fazem parte do DNA da nossa empresa”, destaca Araujo.

Empolgada, a dupla já planeja a próxima edição, em 2017. “Não tem preço que pague esse momento. Estamos muito felizes, porque não tivemos muito tempo de treino e de preparo. Participamos apenas de uma regata de qualificação, classificatória para a Jacques Vabre. Não conhecíamos tanto o barco, tivemos que aprender e nos adaptar durante a própria regata. Tive um problema no joelho, que infeccionou e me deixou 24 horas de cama, além de alguns equipamentos quebrados. Mas, queremos incentivar os jovens e mostrar que vale a pena sair da nossa zona de conforto. Mais do que pioneiros na Jacques Vabre, queremos ser incentivadores e repetir a dose”, comemora Araujo.

A edição de 2015 da Transat Jacques Vabre contou com 84 velejadores, originários de 11 países. Abaixo, confira a galeria de fotos da chegada da dupla brasileira.  Clique aqui e confira o vídeo especial da dupla brasileira: Edu Penido e Renato Araujo.

Ainda sem comentários

Publicar um comentário

AJUDA

Faça seu cadastro e receba em primeira mão todas a novidades da zetra

Fique tranquilo, a Zetra não envia seus dados a terceiros.