FAQ – PERGUNTAS E RESPOSTAS

Olá! A gente reservou esse espaço para responder algumas das dúvidas mais frequentes. Selecione a pergunta para visualizar a resposta.

Se você é servidor ativo do Governo do Estado e nunca acessou o RJeConsig, siga o passo a passo abaixo:
  1. Acesse o Portal do Servidor neste link. Com seu login senha, acesse a opção “Contracheque” e, em seguida, selecione o mês/ano;
  2. Na parte inferior da página, escolha a opção “Empréstimo”;
  3. Na sequência, siga as orientações descritas para conseguir a sua “Senha Provisória” de primeiro acesso ao portal RJeConsig;
  4. Com a sua “Senha Provisória”, acesse o Portal RJeConsig neste link; Digite o seu CPF, a sua “Senha Provisória” de primeiro acesso e digite o Código de Segurança (Captcha) que aparecerá na tela;
  5. Cadastre o seu endereço de e-mail e sua senha definitiva.
Pronto! Você já tem acesso ao Portal RJeConsig e ao aplicativo eConsig. Lembre-se de nunca, em hipótese alguma, repassar sua senha a terceiros.
Se você é servidor inativo ou pensionista do Rioprevidência e nunca acessou o RJeConsig, siga o passo a passo abaixo:
  1. Acesse o Portal do Rioprevidência neste link;
  2. Vá até o menu “Serviços” e selecione a opção “Consulta de contracheque”;
  3. Digite o seu login e a senha para entrar;
  4. Depois de entrar, selecione o mês/ano;
  5. Na lateral direita da página, clique no símbolo “$” (cifrão);
  6. Na sequência, siga as orientações descritas para conseguir a sua “Senha Provisória” de primeiro acesso ao portal RJeConsig;
  7. Com a sua “Senha Provisória”, acesse o Portal RJeConsig neste link; Digite o seu CPF, a sua “Senha Provisória” de primeiro acesso e digite o Código de Segurança (Captcha) que aparecerá na tela;
  8. Cadastre o seu endereço de e-mail e sua senha definitiva.Pronto! Você já tem acesso ao Portal RJeConsig e ao aplicativo eConsig. Lembre-se de nunca, em hipótese alguma, repassar sua senha a terceiros.
Se você é ex-participante ou beneficiário do Previ-Banerj e nunca acessou o RJeConsig, siga o passo a passo abaixo:
  1. Acesse o Portal do Servidor neste link. Com seu loginsenha, acesse a opção “Contracheque” e, em seguida, selecione o mês/ano;
  2. Na parte inferior da página, escolha a opção “Empréstimo”;
  3. Na sequência, siga as orientações descritas para conseguir a sua “Senha Provisória” de primeiro acesso ao portal RJeConsig;
  4. Com a sua “Senha Provisória”, acesse o Portal RJeConsig Previ-Banerj neste link;
  5. Digite o seu CPF, a sua “Senha Provisória” de primeiro acesso e digite o Código de Segurança (Captcha) que aparecerá na tela;
  6. Cadastre o seu endereço de e-mail e sua senha definitiva.
Pronto! Você já tem acesso ao Portal RJeConsig e ao aplicativo eConsig. Lembre-se de nunca, em hipótese alguma, repassar sua senha a terceiros.

O acesso ao portal pode ser realizado pelo computador, através de um navegador, e ou pelo aplicativo no smartphone.

Se você é servidor ativo, inativo ou pensionista do Estado do Rio de Janeiro, clique aqui para acessar o RJeConsig no seu computador (ou navegador).

Se você é ex-participante ou beneficiário do Previ-Banerj, clique aqui para acessar o RJeConsig Previ-Banerj no seu computador (ou navegador).

Todos podem fazer o download gratuito do aplicativo eConsig no smartphone ou tablet, disponível nas lojas Google Play Store (Android) ou para a App Store (iPhones, iPad, iMac).

Importante: você só conseguirá acessar o Aplicativo após o Primeiro Acesso no seu computador (navegador) com a “Senha Provisória”.

Pedimos que realize o mesmo procedimento com a segunda matrícula (ID).  Existe uma “Senha Provisória” diferente para cada matrícula (ID). Sugerimos que realize o cadastro da mesma senha para facilitar o acesso e lembrança da senha cadastrada.

Caso seu usuário esteja bloqueado no Portal RJeConsig, gentileza aguardar cerca de 1 minuto e tente novamente o acesso.

Margem Consignação – O percentual de 30% é utilizado para o desconto de serviços como: Empréstimos, Honorários Advocatícios, Mensalidades, Odontológico, Saúde, Previdência Complementar e Seguro de Vida e 5% exclusivo para o desconto dos serviços de Cartão.

Após acessar o Portal RJeConsig, na tela inicial selecione a opção de “Solicitar Empréstimo”. Informe os dados solicitados e ao prosseguir será apresentado no sistema o ranking das consignatárias. Assim, basta selecionar a consignatária desejada e confirmar a solicitação de um empréstimo. Após o procedimento, o servidor deve imprimir a Autorização de Desconto (ADE) e levar até a instituição consignatária selecionada para concluir a operação.

O token é um código numérico utilizado para a contratação do empréstimo consignado. Ele é gerado por meio do Portal da Consignação RJeConsig. O dispositivo visa dar segurança a operações de contratação de consignação em folha de pagamento.

O token é pessoal e intransferível. A fim de evitar fraudes, o mesmo não deve ser fornecido a terceiros.

O token é gerado na tela inicial do Portal RJeConsig na opção “Gerar Token”. O token é pessoal e intransferível. A fim de evitar fraudes, o mesmo não deve ser fornecido a terceiros

Cada Token é válido para uma única operação de Reserva de MargemRenegociação ou PortabilidadeValidade do Token: 5 dias corridos.

É possível gerar 3 unidades ativas/válidas.

A relação das consignatárias (bancos) pode ser visualizada no portal RJeConsig no menu Operacional, selecionando a opção “Consignatárias”. E também por meio da simulação na opção “Solicitar Empréstimo”.

Para realizar um refinanciamento, é necessário solicitar à Instituição Financeira responsável pelo seu contrato de empréstimo consignado.

As regras de porcentagem das margens é critério do convênio, sendo opcional a adesão à nova Lei. Cabe salientar que a Zetra é apenas fornecedora do sistema e não interfere nas regras definidas pelo órgão conveniado.

A única limitação é da margem consignável. O servidor ou pensionista pode ter quantos contratos a sua margem comportar.

Clique em “Recuperar Senha”, na tela de “Login“, preencha os dados solicitados para receber um link de alteração de senha no seu e-mail cadastrado.

A margem disponibilizada no portal está coerente levando em consideração os contratos consignados ao qual possui. Dessa forma, orientamos que acesse o menu “Operacional – Consultar Consignação” e caso não reconheça algum dos contratos, entre em contato com a instituição financeira e solicite informações.

Portabilidade de crédito é a possibilidade de transferir dívida de uma instituição financeira para outra, por iniciativa do devedor.

Para solicitar Portabilidade, basta realizar contato com a instituição financeira a qual possui interesse em vender o novo empréstimo consignado.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro informa que os descontos consignados dos servidores ativos, inativos e pensionistas foram regularizados. Por isso, os débitos constarão na folha de pagamento da competência Maio/2021 e estão de acordo com os contratos firmados junto as entidades consignatárias (Associações, Sindicatos, Instituições Financeiras, etc). Caso tenha dúvida em relação aos seu(s) desconto(s), solicitamos que entre em contato com a entidade consignatária, que é a responsável em realizar a análise do(s) contrato(s). Os contatos de todas as entidades consignatárias credenciadas com o GOVRJ encontram-se disponíveis no Portal RJeConsig.

Continua com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe de suporte!

E-mail: suporte.rjeconsig@zetrasoft.com.br
Chat disponível dentro do sistema RJeConsig
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às18h (Horário de Brasília)