É possível conquistar seu bem-estar financeiro em 2022: confira nossas orientações para vencer os desafios e chegar lá

O Ano Novo já chegou! Mesmo com todos os desafios da pandemia e da crise econômica dos últimos anos, temos motivos para seguir acreditando em perspectivas melhores em 2022. O avanço da vacinação, a contenção da Covid-19 e a retomada da economia em todo o país já ajudam a colocar as viagens de férias e os programas de verão de volta ao radar das famílias do Brasil.

Só é importante ressaltar: a melhora do cenário sanitário e o retorno da atividade econômica ainda pedem cautela e observação sob todos os aspectos. Afinal, ainda estamos em meio a uma pandemia que afeta a todas as economias do mundo.

Portanto, além cuidar da integridade de quem amamos, devemos ficar atentos à saúde dos nossos bolsos. Justamente por isso separamos algumas informações úteis e oficiais sobre consumo com energia, impostos e a inflação para você tomar as melhores decisões e manter seus gastos sob controle ainda nos primeiros meses do ano:

Energia cara — Não se esqueça de que em 2022 teremos aumentos expressivos nos gastos fixos com a conta de energia. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou a inédita bandeira de “escassez hídrica” e, de acordo com a reguladora, a cobrança valerá para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional até abril de 2022, com exceção dos beneficiários da tarifa social.

Já a  ABEGÁS (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado)  confirmou  que  a partir de janeiro entra em vigor o reajuste de cerca de 50%, na média, para o gás natural, nos novos contratos de suprimento da estatal com as concessionárias estaduais. Ou seja, até lá, olho bem vivo no seu consumo energético.

Impostos por vir — Além disso, temos a cobrança dos impostos IPTU, IPVA e muito em breve também o Imposto de Renda. Já o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é cobrado diretamente pelos municípios e, recentemente, a CNM (Confederação Nacional de Municípios) conduziu um estudo para saber a saúde financeira das cidades brasileiras. Dos 4.362 municípios pesquisados, 95,6% afirmaram não estar em atraso com a folha de pagamento de pessoal da prefeitura, ou seja, estão com o limite do gasto com pessoal sob controle.

 

Ainda que indiretamente, os dados da CNM mostram que as finanças das cidades brasileiras se encontram relativamente positivas, apesar da crise, reduzindo a possibilidade de um aumento expressivo no imposto territorial em 2022.

 

Inflação em alta — De toda maneira, é importante seguir vigilante, pois em 2021 a inflação teve um comportamento muito alto, podendo incidir em toda a cadeia de preços. O Banco Central já anunciou as expectativas de variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) apuradas pela pesquisa Focus e elas encontram-se em torno de 10,2%, 5% e 3,5% para 2021, 2022 e 2023, respectivamente.

 

Isso influencia diretamente no custo do IPVA, que tem por base o preço que o seu veículo possuía no mês de setembro do ano anterior. Essa informação é retirada da Tabela Fipe, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Com o contínuo aumento dos preços, a tendência é que a realidade da inflação acima em 10% se repita no custo dos materiais escolares, bem como as mensalidades dos colégios.

 

Cabeça no lugar

Agora, com esses dados preciosos em mãos, já é possível organizar seu planejamento financeiro com sabedoria. Se informe sobre os melhores produtos financeiros, adequados à sua realidade. Pesquisa bianual “Hábitos e Impactos da Saúde Financeira do Trabalhador”, realizada pela Zetra, mostra que 74% dos profissionais das iniciativas privada e pública de todas as regiões do país ficariam totalmente descobertos caso passassem por alguma emergência financeira de R$10 mil.

 

Portanto, para não passar apertos, pedindo empréstimos a familiares ou bancos, mantenha sua conta bem alinhada em suas planilhas financeiras pessoais. Até a situação se manifestar mais flexível em todo o mundo, a nossa melhor recomendação é seguir planejando para ter o melhor cenário financeiro possível para você e sua família. Conte sempre com a Zetra para te manter informado e receber as melhores orientações para seguir no azul.

Compartilhe
econsig app

Precisa de ajuda com o eConsig?

Acesse nosso suporte e veja as informações que temos disponíveis ou entre em contato conosco pelo nosso canal de atendimento

204 comentários em “É possível conquistar seu bem-estar financeiro em 2022: confira nossas orientações para vencer os desafios e chegar lá”

  1. Vera Celina Schueler Barbosa de Araripe Macedo

    Excelente esclarecimento para os dias atuais, com a economia mundial apresentando grandes turbulencias , principalmente em função da pandemia . Muito obrigado

  2. Muito legal essa iniciativa de orientar com dicas financeiras e projeções do que poderá pesar mais no nosso bolso este ano. Ajuda a nos planejarmos!

  3. Exatamente a orientação que precisamos, com tanta dúvida e situações que mudam no decorrer da vida, uma orientação de dados e informações relevantes com contas comuns a todos é que fazem a diferença na hora de cuidar do bem estar financeiro da família, muito obrigada

  4. Diante do exposto somos conscientes por cada acerto ou erro… Sabendo-se que temos compromisso com nossas responsabilidades sejam elas financeiras dentre outras, por isso, esta atento em tudo para ter uma vida agradável em todos os aspectos de vida!
    Fazendo assim, faremos a diferença em todas as áreas.

  5. São realmente necessarias essas orientações, tendo em vista o desespero dos funcionarios da educação pela desvalorização que que sofre o funcionalismo público. pé no chão é a palavra chave.

    1. alexandre matos aquino

      São realmente necessarias essas orientações, tendo em vista o desespero dos funcionarios da educação pela desvalorização que que sofre o funcionalismo público. pé no chão é a palavra chave.

  6. Lucivaldo Nascimento Serra

    Novo Ano se inicia para que tenhamos novos projetos.Porém a cautela deve sempre acompanhar nossos objetivos ,pois a economia ainda está instável.

  7. Parabéns pelas orientações, porém para quem é arrumo de família, com todos esses acontecimentos; não nos restou outra alternativa a não ser comprometer a renda. Há de considerar o fato de não haver reposição das perdas em nossos salários desde 2016. A inflação detonou. Obrigado.

  8. JOSÉ ALDENOR DE OLIVEIRA

    BOM DIA, ESSAS INFORMAÇÕES FORAM ÓTIMAS PARA MIM, ESTOU COM CONSIGNAÇÕES ALÉM DOS 30% DO SALÁRIO; VOU TENTAR FAZER UMAS REVISÕES DAS PARCELAS.

  9. A minha meta no final do ano de 2021 foi priorizar a saúde financeira, dessa forma organizei toda minha planilha para 2022. Dessa forma as orientações foram valiosas.

    1. Severino Ferreira da Silva

      Orientações primordiais realmente se faz necessário bastante cautela em tomar certas decisões, principalmente financeiras.

  10. Infelizmente,com essa pandemia,muito de nós funcionários públicos ficamos como arrimo de família e não tendo outra opção a não ser recorrer ao empréstimo,as orientações são ótimas mas com o atual momento que estamos vivendo,não há outra opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca
Newsletter