Nos últimos anos, o termo “Compliance” tem ganhado mais espaço no meio empresarial brasileiro. Originário do termo inglês “to comply”, significa estar em conformidade com as determinações legais e regulamentares vigentes, além das políticas, normas e procedimentos internos, aplicando princípios éticos em suas tomadas de decisão.
Este sistema de boas práticas tem ganhado força no Brasil, principalmente após a publicação, em 2013, da Lei Anticorrupção, tornando-se tendência no mercado e nas relações contratuais.
Com a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos (colaboradores, terceiros, etc) estejam de acordo com as práticas de conduta estabelecidas pela empresa, o Compliance é mais do que uma estratégia, mas um padrão de comportamento organizacional, cujas ações estão especialmente voltadas para o combate à corrupção.
Neste artigo, você entenderá melhor como essa estratégia se traduz em benefícios para a sua empresa. Confira!
Eficiência Operacional:
Ao estabelecer as ações e diretrizes a serem seguidas, alinhadas às legislações vigentes, o aumento na eficiência acaba se tornando uma consequência.
Uma empresa que minimiza os riscos de incidência de fraudes, evita diretamente os riscos de sanções legais, perdas financeiras e de reputação. Para os negócios, garante um desempenho maior, aumentando a qualidade das decisões tomadas pela empresa e reduzindo o custo operacional.
Segurança Jurídica
Sem dúvidas, o benefício mais importante é a segurança jurídica! O principal objetivo de implementar um sistema de Compliance em uma organização é pautar as suas ações em conformidade com as regras e normas descritas na legislação.
Uma empresa que mantém as suas atividades alinhadas à lei, garante muito mais segurança para a rotina administrativa, reduzindo o risco de multas, comportamentos irregulares de seus colaboradores, demandas judiciais e processos administrativos.
Mitigação de Riscos
A análise de riscos de todas as áreas da empresa alinhada a outros procedimentos, como o due diligence, permite prever os seus riscos e, consequentemente, as maiores vulnerabilidades de uma organização.
Assim é possível antecipar e planejar os devidos tratamentos para ocasiões que possam gerar responsabilidade para a empresa, de forma a mitigar os riscos apurados.
Credibilidade no mercado
A implementação do Compliance confere às empresas maior credibilidade no mercado e, inclusive, vantagem competitiva, ao demonstrar um sério compromisso com a legislação e a ética.
O combate às práticas ilícitas e eticamente questionáveis torna-se inerente à cultura da empresa, consolidando sua imagem no mercado e conferindo grande credibilidade frente aos seus clientes, investidores e prestadores de serviço.
Compliance em foco na Zetra!
A Zetra criou o seu Programa de Compliance com intuito de aprimorar as suas práticas de gestão e reforçando ainda mais a união entre a ética, a integridade e a segurança da informação, características já conhecidas pelos clientes e parceiros da empresa há mais de 20 anos de atuação.
Conquistamos o Selo Uma Empresa Ética, promovido pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e o Atestado de Integridade, promovido pela Bureau Compliance, que atesta que o nosso Programa de Integridade atende a todos os parâmetros do Decreto 8.420/15.
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3 comentários em “Entenda o que é Compliance e quais são os principais benefícios para os clientes e parceiros!”
temos que ter sabedoria sobre a compliance para sermos bons clientes
muito boa essas explicações, nos sentimos mais seguras
Parabéns a Zetra por primar pela qualidade dos serviços que presta e por buscar manter a integridade de suas ações e iniciativas, dentro de padrões legais, éticos, de eficiência e inovação.