O Compliance como diferencial na atuação de Mercado

Por Samy Moustapha,

Diretor de Governança Corporativa e Compliance da Zetra.

Programas de Compliance, ou de Integridade, não nascem da noite para o dia. E para que sejam efetivos, devem ser criados de acordo com a realidade de cada empresa.

A Zetra não foge deste cenário e já iniciou a utilização das práticas do Compliance para disseminar um ambiente de conformidade dentro da sua estrutura organizacional de forma que todos colaboradores estejam alinhados com os seus princípios éticos e de integridade.

A iniciativa contribui para o aumento da eficiência e da qualidade dos serviços prestados. Com o crescimento da qualidade dos serviços, aumentamos a credibilidade junto aos clientes, fornecedores, parceiros e investidores, resultando no incremento da valorização da marca da Zetra, seus produtos e serviços, e refletindo na melhoria de retorno dos investimentos realizados em seus processos.

A adoção de um Programa de Compliance proporciona um diferencial em seu mercado de atuação, atraindo e aumentando seu relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores que adotam a mesma postura. Afinal, empresas que reconhecidamente abraçam a integridade em seus negócios sempre irão procurar parceiros semelhantes, e atualmente, o número de empresas que buscam implementar esse tipo de programa de integridade em seus negócios é cada vez maior.

O selo do Compliance se tornou um pré-requisito para o acesso aos mercados público e privado. Portanto, a contratação de produtos e serviços com esses mercados sempre exigirá a existência de Programa de Compliance. As práticas de “Compliance” já deixaram de ser raras nas Instituições públicas, assim como nas principais empresas privadas, o que o torna também uma questão de sobrevivência no mercado.

Política de Qualidade como aliada do Compliance

A Política da Qualidade é uma das primeiras ações que a empresa faz quando inicia a implantação de um Programa de Compliance. É uma das atividades da alta direção e contém orientações gerais, intenções e objetivos da organização referente à qualidade.

Uma política é um sistema de princípios definidos para orientar decisões que levarão a alcançar resultados mensuráveis, ou seja, é uma declaração formal do propósito da empresa. A política da qualidade é um compromisso que a empresa declara para suas partes interessadas.

Assim como a missão, visão e valores ajuda a alta direção a tomar decisões de priorização de projetos, contratação ou desligamento de contratos e estratégias para alcançar resultados, a política da qualidade deve ser alinhada com o programa de Compliance para que auxilie o corpo funcional da empresa no direcionamento sobre os processos e produtos.

Confira a Política de Qualidade da Zetra,

 

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