Após a Transat Jacques Vabre 2015, com os brasileiros Renato Araujo e Edu Penido, a Zetra participou de mais uma importante disputa na vela. Entre os dias 15 e 20 de dezembro, foi a vez da dupla André Mirsky e Kyra Mirsky embarcar na III Copa Brasil de Vela, que definiu os últimos representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), o evento aconteceu na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, com a presença dos principais velejadores do Brasil e de diversos estrangeiros.
No ranking geral na classe olímpica estreante, a Nacra 17, a vela Zetra ficou em 4º lugar entre as cinco duplas de brasileiros. “A disputa foi bastante acirrada. O nível foi altíssimo, visto que as tripulações estrangeiras já classificadas vieram para conhecer melhor a raia. Nosso desempenho foi um pouco prejudicado, pois não conseguimos ajustar o nosso barco a tempo do campeonato e, consequentemente, não tivemos a velocidade que tínhamos na Europa”, explica André Mirsky.
Os atletas Samuel Albrecht e Isabel Swan venceram a competição e voltarão a disputar as Olimpíadas depois de se ausentarem em Londres (2012). Com a classificação dos dois velejadores, o Brasil fechou sua equipe de 15 atletas para o evento esportivo.
A dupla planeja treinar, sem parar, nos próximos meses. “Focaremos no treino para participar dos Jogos de 2020 no Japão, além dos próximos eventos internacionais já confirmados em nossa agenda, como o Campeonato Mundial em Clearwater e a Copa do Mundo de Vela em Miami, ambos em fevereiro de 2016”, revela André Mirsky.
Kyra Mirsky é campeã sulamericana na classe 420; e André Mirsky é três vezes vice-campeão do mundo, bicampeão europeu na classe oceano, e integrante da tripulação holandesa na regata Volvo Ocean Race 2005.
Confira algumas fotos da III Copa Brasil de Vela: