As pequenas e médias empresas (PME) estão no radar da Zetra, empresa mineira que criou uma plataforma que democratiza o acesso ao crédito consignado no ambiente corporativo. A empresa já fez sucesso no Brasil e no exterior com a ferramenta eConsig, que conecta as instituições financeiras às empresas públicas e privadas que desejam oferecer facilidade do crédito consignado aos seus empregados. Agora, a Zetra lança a solução euConsigo Mais, que tem a mesma proposta, mas é voltada às PMEs. Ao todo, a empresa investiu R$ 4 milhões na nova ferramenta, que deve elevar o faturamento em 100%, chegando a R$150 milhões em 2020.
O fundador da empresa, Renato Araujo, destaca que a primeira solução desenvolvida pela Zetra acabou sendo voltada, principalmente, para as grandes empresas. Isso porque elas já têm mais credibilidade junto às instituições financeiras e também uma estrutura organizada de concessão de benefícios aos funcionários. Ele destaca, entretanto, que a proposta da Zetra de oferecer empréstimo consignado como um benefício do empregador ao funcionário também pode ser uma realidade das pequenas empresas.
“Muitas PMEs nem sabem que têm essa possibilidade simplesmente porque não tiveram acesso a plataforma como a nossa. Foi pensando nessas empresas que decidimos desenhar um produto específico para elas”, explica. Segundo ele, a plataforma existente não seria adequada às pequenas por uma questão de custo. Segundo ele, o eConsig é customizável e permite que a empresa defina detalhes das regras do empréstimo, como tempo de financiamento e valor máximo. “Esse nível de complexidade exige da Zetra investimento mais robustos em desenvolvimento e mão de obra, o que gera um custo alto para a PME”, explica.
Segundo ele, a versão para PMEs, o euConsigo Mais, começou a ser desenvolvida há cerca de um ano e teve um investimento de R$ 4 milhões. De acordo com Araujo, a plataforma tem a mesma função do eConsig: viabilizar as instituições financeiras a concessão de empréstimo consignado no ambiente corporativo, por meio de desconto em folha. A diferença é que a plataforma é “empacotada”, sem possibilidade de personalização e com regras predominantes no mercado de empréstimo.
O fundador da Zetra chama a atenção para o potencial mercado das PMEs, que são maioria do Brasil e as principais responsáveis pelos empregos formais, “Nossa expectativa é muito grande com o lançamento desse produto. Esperamos que o retorno do investimento no desenvolvimento da plataforma aconteça ainda neste ano. Além disso, acreditamos que, com esse produto, vamos dobrar o faturamento até 2020, chegando a R$ 150 milhões em receita”, aposta. Segundo ele, o euConsigo Mais está em teste em uma empresa em Belo Horizonte, mas a Zetra está iniciando a comercialização do produto.
Fonte: Diário do Comércio