Diretor de Governança Corporativa e Compliance da Zetra, Samy Moustapha, explica um pouco sobre o processo Due Diligence e qual é a importância dele para uma empresa.
“É sempre bom prevenir, do que remediar”. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Sabia que ela se encaixa perfeitamente no conceito de Due Diligence nas empresas?
Em tradução livre, a Due diligence significa diligência prévia, representando um processo que avalia riscos em oportunidades de negócios. Sua construção é desenvolvida a partir de um conjunto de ações que permite analisar detalhadamente qualquer possível passo que a empresa poderá dar.
Ela consegue melhorar diversos cenários de uma Instituição: tanto em processos simples do dia a dia, quanto demandas mais complexas da área contábil, tributária, trabalhista e previdenciária. Devido a sua importância, a Due Diligence precisa ser supervisionada pela área de Compliance, pois somente o setor consegue conduzir a rotina de uma empresa de forma imparcial, prevenindo ameaças de irregularidades que porventura sejam encontradas.
Comercialmente falando, a Due Diligence também representa uma forte aliada para as empresas. Ter a chancela do processo é ter um importante selo de qualidade como diferencial de mercado. Ela transmite segurança, transparência fortalece a imagem da Instituição como uma organização confiável para se investir.
E aí, conseguiu saber um pouco mais sobre Due Diligence e se sente preparado para iniciar esse processo na sua empresa? Mãos à obra!